As verrugas são causadas pelo papiloma vírus humano, conhecido como HPV. Contagiosas, elas se manifestam nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, como anomalias das células da epiderme.
Sua transmissão se dá através do contato direto com pessoas ou objetos infectados e são mais comuns em áreas de traumas, como pequenos ferimentos que, dão passagem para a entrada do vírus. Também pode ser transmitido através de todos os tipos de relações sexuais.
Embora essas lesões sejam pequenas, e na maioria das vezes benignas, elas são extremamente incômodas no que diz respeito a estética e preocupantes para a saúde.
Como o vírus pode ficar incubado sem se manifestar durante meses, a forma mais eficaz de prevenção é não compartilhar objetos de outras pessoas, já que nem sempre dá para identificar e evitar contato com pessoas infectadas.
Algumas pessoas são mais suscetíveis a contaminação que outras, geralmente aquelas com imunidade baixa estão mais propensas a terem verrugas.
As verrugas costumam surgir sem nenhum tipo de aviso prévio, ou seja, sem sintomas.
De aspecto variado, elas podem se apresentar tanto num tom da cor da pele como mais escuras, com textura áspera ou macia e, às vezes, podem provocar até sangramento e até mesmo dor.
Elas podem surgir em qualquer parte do corpo e possuem aspectos que variam de acordo com o local de seu surgimento:
- Vulgares – são as verrugas mais comuns. Apresentam-se isoladas ou agrupadas com lesões irregulares, endurecidas ou ásperas em áreas de mais atrito como mãos, dedos, joelhos e cotovelos.
- Planas – costumam acometer os adolescentes no rosto e dorso das mãos. Apresentam-se como pequenas bolinhas acastanhadas ou amareladas de superfície plana e lisa.
- Plantares – são aquelas que surgem nas plantas dos pés, comumente confundidas com calos, e conhecidas como “olho de peixe”.
- Filiformes – comum em pessoas idosas. São projeções finas e alongadas que surgem na face, pescoço, pálpebras e lábios. Geralmente são isoladas ou pouco numerosas.
- Anogenitais – podem ser isoladas ou agrupadas. Úmidas, tem a aparência de couve-flor. Podem surgir nos genitais masculinos e femininos, na uretra, vagina, colo do útero, região peniana ou mucosa oral. Os subtipos dos vírus destes tipos possuem relação com câncer genital e de colo de útero.
A acne pode provocar mudanças físicas e emocionais nos adolescentes que podem estar mascarando outras doenças mais sérias. A adolescência é a fase onde os jovens deveriam ampliar seus relacionamentos e segurança e não o inverso.
É importantíssimo tratar da acne assim que ela começar a aparecer para evitar sequelas físicas e emocionais. E para ajudar no combate à acne você pode recorrer ao óleo essencial de melaleuca, que possui ação antimicrobiana que elimina as bactérias causadoras da acne.
Por conta de suas propriedades antiinflamatórias, antibacterianas, antibióticas e antissépticas, o óleo essencial de melaleuca, além de auxiliar a reduzir a acne, também ajuda a acalmar as inflamações e a vermelhidão, sem descamar a pele, se utilizado conforme recomendação.